IPRF

Na manhã desta quinta-feira (2), a Delegacia da Receita Federal em Teresina computou o montante de declarações enviadas pelos contribuintes no Piauí. Foram 192 mil declarações processadas até às 23h e 59 min do dia 30 de abril. De acordo com o delegado João Batista Barros a expectativa foi superada.

Estávamos esperando em torno de 180 mil declarações em todo o estado do Piauí, no entanto essa meta foi superada positivamente com mais de 190 mil declarações. Esse aumento no número de contribuintes obrigados a declarar pode está relacionado com o crescimento econômico do Piauí que vem se destacando entre os estados do nordeste”, afirmou o delegado

No entanto, o contribuinte que não declarou ainda pode fazer sua declaração do Imposto de Renda 2013, só que terá que pagar multa.

A declaração é uma obrigação. O fato de ter perdido o prazo que encerrou-se no último dia 30 de abril não exime o contribuinte de enviá-la e pagar uma multa de R$ 165,74 que pode chegar a 20% do imposto devido”, ressaltou o delegado João Batista Barros.

Segundo o delegado quem não declarou deve fazê-lo o mais rápido possível, pois ficará sujeito à fiscalização da Receita Federal e incorrer em crime de sonegação fiscal. Quem entregou de forma incompleta deve retificá-la também com brevidade.

Aqueles contribuintes que enviaram a declaração de forma incompleta sendo detectada alguma pendência, a Receita alerta que está com seu sistema aberto para a autorregularização até dezembro. Já quem deixou de enviar está sujeito a fiscalização da Receita Federal, que poderá inclusive identificar crime de sonegação fiscal. Então, o importante é declarar o mais rápido possível”, finalizou o delegado.

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União da última terça-feira o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2013. O primeiro lote de restituição está agendado para o dia 17 de junho. Até dezembro deste ano, sete lotes devem ser pagos.

Informações:   Assessoria de Comunicação da Delegacia da Receita Federal em Teresina.

Os comentários estão fechados.