A Secretaria da Receita Federal lançou ontem (1º) o aplicativo “Pessoa Física” para smartphones e tablets com o sistemas operacionais iOS (usado nos dispositivos da Apple, como iPhone e iPad) e Android (do Google, usado na maioria dos celulares e tablets). A novidade, de acordo com a Receita, é permitir que a declaração seja preenchida e enviada de modo rápido pelos usuários.

A entrega das declarações feitas pelo celular ocorrerão até o dia 30 de abril. A Receita estima que cerca de 5 milhões de contribuintes vão poder usar o aplicativo para fazer a declaração neste ano.

tablet-ipad-2-apple-mc769br-16gb-tela-9-7-multi-touch-wi-fi-bluetooth-e-videos-em-hd-4e800fO consultor de imposto de renda Antonio Teixeira, disse que os usuários que podem usar o aplicativo móvel são os que “farão a declaração simplificada” e que têm “uma fonte pagadora e não têm bens para declarar”. Já quem possui aplicações financeiras e muitos bens a declarar, “melhor é fazer pelo PC”.
“É uma versão muito simplória. É apenas para quem tem uma fonte pagadora, onde se tem o CNPJ, o valor do rendimento tributável, valor do imposto na fonte e 13º.” Segundo Teixeira, o programa é seguro de ser usado.
“Quem tiver aplicações financeiras não pode fazer a declaração por celular. Quem recebe de pessoa física também. Empregada doméstica com carteira registrada não pode declarar pelo smartphone por conta dos limites do aplicativo impostos pela Receita Federal”. Segundo Teixeira, nem mesmo conta poupança pode ser declarada.

Os comentários estão fechados.