Representantes de diversas instituições que compõem o grupo CONVERSAS, realizaram reunião na sede da Receita Federal, na manhã desta terça (11), com foco de discutir questões nos processos de atendimento de órgãos públicos e sua relação com a sociedade e as demais instituições inseridas no grupo, além de discutir sobre o projeto de realizar cursos e palestras com temáticas relevantes para os profissionais e membros destas instituições.

A reunião também teve como pauta discutir assuntos internos, como o futuro site do grupo CONVERSAS, que está previsto para novembro deste ano, e eleger o presidente do grupo. O CRC-PI, representado pelo Presidente Elias Dib Caddah Neto, assumiu a presidência juntamente com José Cláudio de Macedo, vice-presidente da Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE-PI), que assumiu a secretaria do grupo.

Para João Batista Barros, Delegado da Receita Federal, é muito satisfatório que o CRC-PI tenha abraçado a causa, e assumido a presidência do grupo CONVERSAS. “O CRC-PI é um parceiro antigo da Receita Federal. Ficamos muito felizes com a eleição deste para presidência do grupo, pois o CRC-PI representa uma entidade que está sempre presente nas atividades da Receita Federal, juntamente com o presidente Elias, que está desempenhando uma ótima gestão.”

O presidente do CRC-PI defendeu na reunião a importância do grupo para uma melhor comunicação entre as instituições presentes. “No site todo mundo pode ficar interligado, e para isso tem de ser divulgado em todas as entidades ligadas ao fórum e ao site do grupo.”

Na reunião também foram levantadas questões relevantes ao atendimento da Secretaria de Fazenda do Piauí (SEFAZ), da Procuradoria Geral do Estado, e da Receita Federal, bem como o grupo poderá ajudar estas instituições apontando direcionamentos para a melhoria dos mesmos. O Delegado da Receita Federal afirma que há uma possibilidade importantíssima de integrar as entidades, e que com isso, o atendimento da Receita Federal já obteve melhora e funciona com tranquilidade. “É importante que todos estejam ligados. Os próprios sites das entidades ligadas ao grupo podem ajudar nessa comunicação.”, afirma João Batista.

Marco Pinto, representante do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí SINDILOJAS, também esteve presente na reunião, e defende a proposta do grupo. “Às vezes a própria entidade não tem uma maneira de realizar um contato direto com os contribuintes. Seria ideal e interessante que fosse feito um local de sugestões e reclamações.”, diz Marco.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversas entidades, como Sindicato das Empresas de Serviço Contábeis do Piauí (SESCON-PI), Sindicato do Comércio Atacadista do Piauí, (SINDCOM-PI), Secretaria de Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI), Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE), Ordem dos Advogados (OAB-PI), e demais instituições que fazem parte do grupo CONVERSAS.