O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) vem a público manifestar repúdio sobre as declarações dadas pelo médico e influenciador digital Ítalo Marsili, que insultou os mais de meio milhão de profissionais da Contabilidade brasileiros, durante live transmitida em fevereiro, que viralizou na última terça-feira (19).

O CRC-RJ entende que influenciadores digitais se utilizam das redes sociais para propagação de informações e formação de opinião, através da divulgação de conteúdos para sua audiência online. Sejam quais forem os canais utilizados para tal propagação, a premissa básica deve ser a responsabilidade, o compromisso com a verdade dos fatos e o respeito.

Enquanto entidade de registro e fiscalização de mais de 53 mil profissionais da Contabilidade no Rio de Janeiro, o CRC-RJ lamenta que o senhor Ítalo Marsili tenha feito uso da voz que a internet lhe oferece para ofender e tentar descredibilizar profissionais que, sobretudo no contexto de uma pandemia, têm se dedicado à cumprir com seu juramento profissional, e atuado, de maneira incansável, em uma frente essencial: a sobrevivência de negócios e a manutenção dos empregos.

Cabe ressaltar que tal manifestação expõe um grande desconhecimento acerca da importância vital da categoria contábil, não só para a economia e os negócios, mas para as contas públicas, para o controle social, o enfrentamento à corrupção e a construção de um país mais justo, ético e transparente.

O Conselho se solidariza, ainda, com todos os professores e pedagogos, agentes essenciais na formação de pessoas e profissionais cada vez melhores, e que têm se dedicado a buscar alternativas para a realização de sua nobre função, e que também foram ofendidos no mesmo contexto.

Importante ressaltar que liberdade de expressão não pode servir como justificativa para isenção de responsabilidade ao disseminar uma informação inverídica e que ofende toda uma categoria profissional.

Informamos, ainda, que, em contato com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), obtivemos a seguinte nota de apoio: “O CREMERJ repudia o desrespeito a qualquer tipo de profissão. O Conselho entende que cada profissional tem um papel fundamental para o equilíbrio e bom funcionamento da nossa sociedade”.