A palestra reuniu muitos profissionais

A palestra sobre Conectividade Social ICP, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC/PI e Caixa Econômica Federal (CEF), reuniu mais de 170 pessoas nesta terça-feira (17), no auditório do conselho. A palestra foi proferida pelo coordenador de Arrecadação de FGTS da CEF de Fortaleza, Francisco Vinícius de Souza Nobre.

Na oportunidade, o palestrante abordou o funcionamento do novo Conectividade Social ICP com a nova certidão, as mudanças da certificação para o padrão ICP-Brasil e outras alterações que entraram em vigor com as determinações previstas na Lei Complementar nº139 de 10/11/2011, na Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional n° 94 de 29/11/2011 e na Circular da Caixa nº 566 de 23/12/2011, normas que se referem, entre outros assuntos, ao recolhimento do FGTS.

Devido à grande procura pela palestra, o presidente do CRC/PI, Elias Caddah, anunciou que o tema será abordado novamente. “Assim que for acertado com a Caixa, nós anunciaremos a data para realização de uma nova palestra sobre esse tema. Nós ficamos felizes em ver que tantas pessoas estão buscando atualização e qualificação e vamos sempre buscar atender toda a demanda”.

Conectividade Social ICP

31 de dezembro de 2012 seria o último dia de uso do Conectividade Social antigo, utilizando disquete, mas com a Circular Caixa 566/2011 esse prazo foi prorrogado para 30/06/2012 e regulamentou a utilização da certificação digital ICP pelas Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples.

A partir de julho de 2012, todo o processo deverá ser feito através da web, tornando-se mais fácil e mais seguro. Entre os benefícios estão: tornar mais simples o processo de recolhimento do FGTS, reduzir custos operacionais e aumentar a proteção da empresa contra irregularidades.