A corrupção e as fraudes corporativas são motivo de crescente preocupação de acionistas e gestores, não somente pelas perdas financeiras, mas também por eventuais impactos na reputação. Para minimizar as possibilidades de fraudes é necessário contar com profissionais especializados e treinados, capazes de identificar indícios de eventuais irregularidades, agindo, de forma preventiva dentro das companhias. Este é o conceito do curso de auditoria para prevenção de fraudes lançado este mês pelo IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

Trata-se de um treinamento especial desenvolvido para debater conceitos relativos a metodologias empregadas para mitigação de riscos de fraudes, melhorias de controles internos e na aplicação do código de ética. Também serão discutidas alternativas de ações e eventual envolvimento em casos de identificações de possíveis irregularidades. O curso é voltado a auditores, controllers, advogados, administradores e a profissionais que atuam junto à chamada “Lei Anticorrupção” (6826/2010).

A metodologia ensinará também a identificar os tipos mais comuns de fraudes, através de conceitos e estudos de casos práticos. Serão mostrados diversos procedimentos de apuração como a busca do DNA do fraudador e técnicas de entrevistas persuasivas e de avaliação de documentos. “Esta é mais uma importante ferramenta que contribuirá para melhorar a formação dos profissionais de auditoria e reduzir os níveis de corrupção corporativa em nosso país”, prevê Braselino Silva, diretor-presidente do IIA Brasil.

As primeiras turmas do curso de Auditoria de Fraudes terão início na segunda semana de dezembro deste ano. Mais informações: iiabrasil.org.br

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, acaba de completar 51 anos de fundação e é um dos mais qualificados e representativos institutos da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no mundo.

Além de ser referência na América Latina auxiliando na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola, a entidade brasileira é responsável por coordenar por aqui todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor. Sua missão também é de promover debates e aprimoramentos profissionais através de cursos técnicos, seminários e congressos nacionais e internacionais.

 

Fonte: ASCOM – IIA Brasil


11 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *