O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí esteve presente no 3º Encontro Luso Brasileiro de Contabilidade em São Luís representado pela delegação do Piauí formada pelo Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, os conselheiros Josafam Bonfim, Hudson Sousa de Melo, José Corsino Raposo, Valtemar de Andrade Braga, Raimundo Nonato Agostinho, Epitácio Delfino, Francyslene Abreu Costa e o Diretor Executivo do órgão, Pedro Evano. O Evento aconteceu nos nos dias 22 e 23 de outubro na capital maranhense e tinha como tema “Contabilidade é memória. São Luís 400 anos de história”.

Para o Presidente do CRC-PI, Elias Caddah, “O evento foi importante por reunir representantes de países da língua portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, projetando a contabilidade do Brasil no contexto internacional e o seu novo papel, além de tratar de temas relevantes para a profissão contábil, e ter possibilitado a troca de conhecimento entre os presentes.”

O objetivo do evento, que tem como lema principal “Separados pelo Oceano, Unidos pela Contabilidade”, era reunir representantes da classe contábil, com intuito de discutir temas atuais referentes à contabilidade e transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa – experiências de Brasil e Portugal.

O ELBC foi uma iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade juntamente com Conselho Regional do Maranhão e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC) para proporcionar uma reflexão sobre a contabilidade e renovação dos profissionais da área através de palestras e painéis para um público com representantes de todo o país.