Desde a última segunda-feira (22), o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza o projeto “Declare Certo” na Praça Rio Branco, localizada no Centro de Teresina. O projeto possui o objetivo de orientar o cidadão a realizar sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
IMG_2383Declare Certo foi montado na Praça Rio Branco

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFPI estiveram presentes na realização do projeto. Para a aluna Laissa Sousa, a iniciativa é importante para colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Além disso, é importante orientar a população, pois muita gente não realiza sua prestação de contas por falta de informação”, explica a aluna do quinto período do curso.

Para a professora do curso de Contabilidade Regina Rego, além de estar no final do prazo de entrega, a ação é importante para prestar serviços à população o que se amplia com o auxílio dos alunos.
IMG_2367Professora Regina Rego esclarece dúvidas de cidadã

D. Maria de Fátima, que estava de passagem pela Praça Rio Branco, aproveitou para tirar dúvidas sobre sua declaração: “foi esclarecedor. Agora já sei o que entra e o que não entra na minha declaração”, explica.

O delegado da Receita Federal João Batista compareceu à Praça Rio Branco para prestigiar o projeto e ressaltou sua relevância. “Achei a ideia louvável. O CRC-PI e a UFPI estão de parabéns pela iniciativa de esclarecer o cidadão acerca da declaração do Imposto de Renda”, disse.

DSC04757Elias Caddah (presidente do CRC-PI), João Batista (delegado da Receita Federal) e Corsino Raposo (vice-presidente do CRC-PI)

Elias Dib Caddah Neto, presidente do CRC-PI, ressalta que o objetivo inicial do projeto – esclarecer dúvidas, como, por exemplo, a partir de que valor se deve declarar e que gastos devem ser incluídos na declaração – foi cumprido. “A população tem se mostrado satisfeita com o ‘Declare Certo’ e o CRC-PI fica feliz de contribuir com o esclarecimento das dúvidas e de poder auxiliar a elaboração da declaração de IRPF”, explicou.

O “Declare Certo” faz parte da programação da Semana da Contabilidade, realziada pelo CRC-PI em comemoração ao Dia do Profissional Contábil.