Na manhã da última quarta (10), o Conselho Regional do Estado do Piauí esteve presente, representado pelo presidente Elias Dib Caddah, e os conselheiros Tertulino Passos, Epitacio Delfino e Arimateia Melo, juntamente com Nonato Filho, presidente do SESCON, em uma reunião com membros da Junta Comercial do Estado do Piauí, na sede do mesmo, com intuito de analisar as principais reclamações e problemas que a Junta Comercial do Estado enfrenta por parte dos usuários daquele órgão, e expor sugestões para melhoria do funcionamento dos trabalhos do mesmo.

O CRC-PI expôs algumas das principais dificuldades que o órgão possui como autenticação dos livros eletrônicos, a sobrecarga do profissional responsável por analisar os processos, os vogais, a consequente demora na aprovação dos mesmos na JUCEPI, as devoluções de processos sem critérios, onde alguns são rápidos e outros demorados, dentre outros.

Na ocasião, o CRC-PI se propôs a colaborar na pré-análise destes processos quando da inauguração da Sala do Contabilista, que será inaugurada em novembro para atender todas as demandas relevantes as ações contábeis, e ofereceu o auditório do órgão para serem realizadas palestras e cursos com intuito de qualificar profissionais, e assim, ser possível a agilidade dos serviços de análise referentes à documentação, constituição, alteração, etc. Outra sugestão foi criação de um cadastro sincronizado via internet, por meio de senha ou certificação digital.

O Secretario Junta Comercial do Estado, José Eduardo Pereira, recebeu todas as reinvindicações e propostas de melhoria, e salientou que as mesmas são muito bem vindas. Agradeceu a ação do presidente do CRC-PI, Elias Caddah, na busca por melhorias do órgão com o objetivo de melhorar o trabalho dos profissionais de contabilidade que se utilizam daquela entidade. O Secretario lembrou que muitas das sugestões discutidas na audiência pública ocorrida no CRC-PI já foram implantadas, como colocação de câmaras, e a prevista implantação com o Fale com o Secretario, onde o mesmo estará pelo menos uma vez a cada 15 dias atendendo os usuários.

Outro ponto positivo foi à liberação de R$ 500.000,00 por parte do governo do estado que possibilitará mudanças e renovação dos equipamentos tecnológicos e uma reorganização dos arquivos, ponto de maior problema na JUCEPI atualmente. Os documentos passarão a ser autenticados com mais segurança, ainda este ano, evitando assim possíveis fraudes que podem ocorrer durante a tramitação dos processos que passem pelo órgão.

 


22 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *