O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), por meio de sua presidente Regina Pacheco, e demais representantes, se reuniu com a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, e sua equipe técnica, no último dia 07/05/2021. O objetivo foi discutir as demandas e insatisfações apontadas pela classe em relação a alguns serviços prestados pela Jucepi.

Na oportunidade, as entidades contábeis colocaram a sua estrutura à disposição para, juntamente com a Jucepi, encontrar soluções para os problemas apresentados, além de minimizar os efeitos da pandemia na categoria.

No encontro, ficou acordado que será formalizado um acordo de cooperação técnico e institucional voltado para a elaboração de projetos para sanar os problemas apresentados.

Dentro das propostas apresentadas, o CRC-PI indicará profissionais, representando a categoria, para serem treinados pela equipe técnica da Jucepi e, posteriormente, ofertar capacitações específicas abrangendo o entendimento da norma técnica e o sistema da instituição.

A equipe técnica da Jucepi se comprometeu em ofertar cursos específicos, para os profissionais da contabilidade, sobre as principais exigências nos processos e nos procedimentos adotados e também quando ocorrer a edição de novas normas e instruções referentes ao órgão.

“O segundo ponto discutido, e de grande importância para a categoria contábil, foi a abertura de um canal de comunicação entre a categoria e a Junta, por meio do qual o profissional contábil terá acesso facilitado às informações e às exigências processuais, com a finalidade de solucionar suas demandas e de seus clientes de forma mais eficiente e eficaz. Ambas as instituições se comprometeram a implantar essas soluções o mais rápido possível”, finaliza a presidente do CRC-PI, Regina Pacheco.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, lembrou o sucesso da parceria com o CRC na realização de treinamentos para a classe contábil. “É sempre importante este diálogo com a classe contábil para ouvir suas demandas e sugestões para aprimorar os serviços da Junta Comercial. Nossa parceria com o CRC é de longa data em treinamentos e capacitações sobre o sistema Piauí Digital e assuntos relacionados ao registro de empresas”, comentou a gestora.

Representando os contadores, também participaram da reunião os conselheiros do CRC-PI, Josias Pereira Portela e Wilver Ferreira Camelo; o Assessor Juridico da Associação dos Contadores do Estado do Piauí, Genivaldo Sousa; e a presidente do Instituto de Mulheres Contadoras do Piauí (Imcepi), Janaína Moura. Representando a Jucepi, participaram a vice-presidente da Jucepi, Simone Senise; a diretora de Registro, Gelzuita Melo; a coordenadora do Piauí Digital, Lorena Dantas; a supervisora de Análise, Elizete Sousa; e o Gestor de TI, Rafael Oliveira.