O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Josafam Bonfim, e o diretor-executivo do Conselho, Pedro Evano, participaram, nesta sexta-feira (31), de uma reunião com os auditores fiscais Luiz Eduardo e Marcelo Bueno, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para tratar de parcerias relacionadas à realização de capacitações na área contábil e do ICMS do Estado do Piauí.

O encontro inicial teve como principal objetivo discutir propostas de possíveis atividades que serão importantes para os profissionais da Contabilidade no estado do Piauí, como a realização de novos cursos na área de SPED Fiscal, devido à necessidade do profissionais se atualizarem sobre o Sistema Público de Escrituração Digital, que entrará em vigor em janeiro de 2019.

“O SPED fiscal é um arquivo digital que armazena todas as informações e documentos referentes aos fiscos federal, estadual e municipal. Ele serve para facilitar a entrega da documentação, que é responsabilidade das pequenas e médias empresas, que precisam gerar esse arquivo e realizar o procedimento mensalmente, de acordo com as previsões da legislação tributária. Então, nossos profissionais precisam se preparar da melhor forma para atender as alterações relacionadas à área fiscal, tributária, trabalhista e etc”, explica o diretor-executivo, Pedro Evano.
“Esse primeiro contato é para estreitar os laços entre o Estado e a categoria contábil, no sentido de disseminar conhecimento para ambos. Agradeço a presença dos conselheiros do CRC-PI e vamos trabalhar para que nossas propostas se realizem em breve”, diz o auditor fiscal da Sefaz, Luíz Eduardo.