À pedido do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), a Prefeitura de Teresina reconheceu, nesta terça-feira (21), a atividade contábil como serviço essencial durante a pandemia do Covid-19. Um decreto deverá ser publicado até o fim da semana, autorizando a reabertura dos escritórios na capital a partir de segunda-feira (27).

A deliberação aconteceu durante reunião com a participação da presidente do CRC-PI, Regina Cláudia Pacheco; o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (SINDILOJAS), Tertulino Passos; e os representantes da Prefeitura, secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, o secretário Municipal de Finanças, Francisco Canindé, e Washington Bonfim, integrante do Comitê Gestor de Medidas para enfretamento ao Coronavírus.

“O reconhecimento da essencialidade da atividade nesse momento crítico pelo qual estamos passando é mais uma conquista da classe contábil. Foram muitas conversas, vários ofícios encaminhados à Prefeitura solicitando essa demanda. E, felizmente, conseguimos a reabertura dos escritórios de contabilidade”, explica Regina Cláudia Pacheco.

De acordo com a representante da classe contábil, o decreto da Prefeitura já está sendo preparado com a regulamentação de funcionamento e deverá ser publicado na próxima sexta-feira (24). Nele constarão, também, as regras de seguranças que deverão ser adotadas dentro dos escritórios, visando o combate à proliferação do Coronavírus.

O reconhecimento da atividade contábil como essencial visa garantir a manutenção da atividade econômica de Teresina. Em sua justificativa, o Regional comprovou que os profissionais contábeis são responsáveis pela apuração e encaminhamento de todas as informações tributárias das empresas aos órgãos governamentais das esferas Federal, Estadual e Municipal. Além de serem necessários para o planejamento de adaptação e superação da crise para seus clientes e demais usuários de suas informações.