Como parte das comemorações pela passagem do Dia do Contador, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) promoveu, nesta sexta-feira (22), a cerimônia de outorga do Certificado do Mérito Contábil. O evento, realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, reuniu conselheiros, profissionais da Contabilidade, amigos e familiares dos participantes.

Ao todo, 10 profissionais, que chegaram aos 70 anos no exercício de 2017, foram agraciados com a honraria em reconhecimento a dedicação e contribuição à Contabilidade e à sociedade. Alegria e emoção marcaram a ocasião, que teve como ponto alto o discurso do contador e ex-conselheiro Joaquim José de Castro Vilarinho. Em sua fala, o contador contou um pouco da sua trajetória profissional, em um tempo em que a escrituração era manual e o conhecimento aprofundado da aritmética era uma exigência fundamental.

“Em 1957, formei-me em Técnico de Contabilidade. Nesta época, as operações de adição e subtração eram feitas de cor, uma vez que não havia máquinas calculadoras disponíveis. De 1970 para cá, muitas transformações ocorreram, como a chegada das fichas tríplices, que deu início à modernização da Contabilidade”, destacou. Ao final do seu discurso, o ex-conselheiro agradeceu a homenagem. “Agradeço a honraria que nos foi conferida pelo CRCPI, importante entidade da qual já fui Conselheiro e da qual tenho a honra de pertencer”, arrematou.

A noite de comemorações também marcou a habilitação dos 23 novos contadores a exercerem a profissão com a entrega da carteira e a leitura do juramento, que sela o compromisso de honrar a profissão.

“Hoje é um dia de alegria porque, além de ser o dia do Contador, é a mais importante entre as solenidades do Conselho de Contabilidade. É muito gratificante presenciar esse momento que festeja a chegada dos novos profissionais, ao tempo em que reconhece os serviços daqueles que muito contribuíram com a Contabilidade. Isso estimula e orgulha a todos nós, contadores, que trabalhamos e honramos a profissão que escolhemos trilhar”, concluiu o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim.