O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí informa aos Contadores e Técnicos em Contabilidade os procedimentos para solicitação do registro profissional no Regional.

CAPA

O processo se inicia com o cadastro no site do CRCPI, na área de Solicitação de Registro. Ao realizar o cadastro serão gerados os requerimentos de registro, carteira e os boletos. De posse destes e após o pagamento, o profissional deve se dirigir ao Conselho para protocolar o pedido.

A documentação deve estar de acordo com a Resolução CFC nº 1.389/12. Somente poderá exercer a profissão contábil, os que estiverem devidamente registrados em CRC e com domicílio profissional na localidade da emissão do registro.

O pedido para Registro Definitivo Originário deve ser encaminhado ao CRC por meio de requerimento, após a comprovação de recolhimento das taxas de registro profissional, da carteira de identidade profissional e da anuidade.

Documentação necessária para o procedimento de Registro Profissional: 2 fotos 3×4 (iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco); RG; CPF; Título de Eleitor; Comprovante de residência recente; Histórico Escolar; Diploma ou certificado (para Registro Definitivo), Certidão de conclusão do curso (para Registro Provisório).

São necessários ainda o Certificado de Reservista (para aqueles do sexo masculino e idade inferior a 46 anos); Comprovação de aprovação no Exame de Suficiência (emitida pelo CRC) para aqueles que concluíram o curso após 14/06/2010 e o Comprovante de recolhimento das taxas de registro profissional.

Em casos de Certidão de Conclusão de curso, esta deverá conter os seguintes dados: Nº da portaria do MEC que reconheceu o curso; informação de que o requerente concluiu o curso; tendo sido diplomado e que o diploma se encontra em processamento no órgão competente; nome do requerente; data de nascimento; filiação; nome do curso concluído; carga horária; data de conclusão do curso ou quando se tratar de curso superior, data da colação de grau.

Os valores das taxas a serem pagas são:

valores

A anuidade para o 1º Registro terá desconto de 50% (cinquenta por cento) e será devido somente as parcelas correspondentes aos duodécimos vincendos do exercício.

Por exemplo, quem solicitar o registro no mês de junho/2014, na categoria Contador, irá pagar R$ 219,21 referente à 07/12 da anuidade/2014 com desconto de 50%, acrescido de R$ 40,00 de registro e R$ 50,00 da carteira.