O auditor da Controladoria Geral da União, Jerri Coelho, atualmente responsável pela secretaria de Controle interno da Presidência da República, divulgará um novo modelo de governança corporativa: a Auditoria Participativa. Trata-se da estratégia de permitir a inclusão e apoio do cidadão na gestão e averiguação de processos públicos, em linha com as melhores práticas e fundamentos das normas internacionais, publicadas pelo The Institute of Internal Auditors – The IIA Global, a mais importante associação internacional do setor no planeta.

A apresentação de Jerri Coelho acontecerá no 33º Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, entre os dias 21 e 24 de outubro em Gramado – RS, durante o evento que promete ser o maior da história da carreira no país. Na opinião de Braselino Silva, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Auditoria Interna – IIA Brasil, a auditoria participativa é um grande avanço democrático, que cria acesso para que a sociedade civil acompanhe as execuções da auditoria governamental. “É um conceito vanguardista no país, de cada vez mais valorizar a transparência das operações públicas, a fim de evitar fraudes e desvio de dinheiro”, alerta.

De acordo com a direção do instituto, o Brasil passa a ser um dos pioneiros no mundo a utilizar o novo modelo de auditoria participativa, juntamente com a Irlanda que aplica o sistema com sucesso.

Fonte: Assessoria

 


55 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *