Com o objetivo de conscientizar e esclarecer sobre os direitos e deveres dos contribuintes e estreitar a relação com os mesmos, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) promoverá uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional De Respeito ao Contribuinte, no dia 23 de maio (próxima quarta-feira), na sede do órgão, localizada no bloco C do Centro Administrativo.

A instituição considera que esse é um excelente momento para ressaltar o aperfeiçoamento que vem ocorrendo na relação com os contribuintes, a exemplo da constante Evolução na Declaração (DIEF) e da implantação do SIAT/WEB. “Hoje os contribuintes podem, sem sair de casa, ter acesso a serviços como: impressão do D.A.R (Documento de Arrecadação), consulta a conta-corrente, parcelamento de dívidas e informações sobre a situação fiscal”, comenta o coordenador da Escola Fazendária, responsável pela organização, Daniel Ferreira.

Foram convidados para o evento, representantes de instituições parceiras da Sefaz, com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a Receita Federal, a APAD (Associação dos Atacadistas), o SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), a CGE (Controladoria Geral do Estado), a FECOMÉRCIO (Federação do Comércio) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O dia 25 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte pela Lei nº 12.325, de 15 de Setembro de 2010, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do Contribuinte.

Fonte: SEFAZ