Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que inclui dos profissionais contábeis entre os grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Piauí. A categoria, considerada essencial, tem atuado desde o início da pandemia com o intuito de zelar para proteger as empresas dos efeitos da crise, bem como pela continuidade e desenvolvimento das atividades econômicas no estado.

De autoria do deputado estadual Franzé Silva, o Projeto é uma resposta ao pedido encaminhado pelo CRCPI e demais entidades contábeis e leva em consideração a importância do profissional contábil para a continuidade dos serviços fisco-contábeis, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis de contribuintes, empresários, empresas, organizações e afins, além do atendimento das obrigações acessórias e tributos exigidos pelos entes da Federação, inclusive na esfera municipal.

“É uma conquista para a classe e um reconhecimento aos nossos esforços, uma vez que ficamos em contato com o público nos órgãos públicos e privados. Apresentamos nossa demanda e o deputado Franzé atendeu ao nosso pleito, que irá beneficiar os nossos profissionais não só agora, mas a qualquer momento em que houver a necessidade da vacinação contra a covid-19”, explica a presidente do CRC-PI, Regina Pacheco.

O Projeto de Lei foi lido no Plenário da Assembleia no último dia 9 de junho e será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois, Comissão de Saúde e, em seguida, votação em Plenário.

Entre as entidades contábeis que solicitaram a inclusão dos profissionais contábeis nos grupos prioritários estão: Associação dos Contadores Públicos do Piauí (ASCONPEPI), Sindicato das Empresas de Contabilidade, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Piauí (SESCON-PI) e Associação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Piauí (ASCONTEPI).

CRC-PI oficia entidades de Saúde

No último dia 10 de junho, o CRC-PI encaminhou ofícios ao secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto; à Presidente Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, Auridene Maria da Silva Moreira de Freitas Tapety; e também ao Presidente da Fundação Municipal de Saúde – PMT, Gilberto Albuquerque. Os ofícios solicitavam prioridade de vacinação contra coronavírus para os profissionais da Contabilidade, categoria reconhecida como essencial na pandemia.