O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, tomou posse como presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon). A solenidade de posse da nova diretoria aconteceu nesta quarta-feira (11), em Teresina (PI), e reuniu representantes do Sistema CFC/CRCs e das Academias Estaduais de Ciências Contábeis, autoridades e profissionais da contabilidade de diferentes partes do país.

Antes da cerimônia, Bezerra falou sobre o que representa se tornar presidente da academia nesse período pós-pandemia pelo qual o mundo passa. “Estar à frente da Apicicon, neste momento por que passa a Academia de Ciências Contábeis do Brasil e o estudo das Ciências Contábeis no país, sobretudo no momento pós-pandêmico, é uma grande responsabilidade. Eu tenho exercido a gratidão com os meus pares, meus confrades e confreiras, e dito a eles que a forma que eu tenho de retribuir é com muito trabalho, é me colocando à disposição para desenvolver projetos e ações que edifiquem a nossa academia, promovam a disseminação da ciência e a evolução das Ciências Contábeis e proporcionem uma grande contribuição da academia para a sociedade”, disse.

A Presidente do CRC/PI Adriana da Graça e o Presidente da APICICON Joaquim Bezerra

Durante o evento, foram apresentados os 30 acadêmicos da Apicicon e realizada a cerimônia de posse como acadêmico do contador Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, na cátedra de nº 27 – patrono Guilherme Steiner. Na ocasião, também ocorreu a posse do presidente eleito, Joaquim Bezerra, e da nova diretoria, composta pelos contadores José Corsino Raposo Castelo Branco, Valtemar de Andrade Braga, Gardênia Maria Braga de Carvalho e Antônio Luiz Soares Santos.

Em seguida, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e os ex-presidentes da autarquia, Maria Clara Cavalcante Bugarim, José Martonio Alves Coelho e Zulmir Ivânio Breda tomaram posse como acadêmicos honorários da Apicicon. Segundo descrição da Academia, é realizada a entrega das insígnias a personalidades, do mundo da contabilidade, pelo trabalho prestado à classe contábil brasileira.

Em seu discurso, Breda homenageou Joaquim Bezerra, que fez parte do Conselho Diretor de sua gestão quando foi presidente do CFC. “Temos um jovem dirigindo a Apicicon. Uma nova geração de bons valores à frente da nossa classe e isso é excelente. Significa que o projeto Jovens Lideranças Contábeis deu seus frutos. Precisamos de novos frutos para alcançamos novos patamares na sociedade, mas sempre lembrando de quem deixou um legado forte e consolidado”, afirmou.

A atuação do novo presidente da Apicicon como uma jovem liderança também foi lembrada por José Martonio. “Hoje é dia de enaltecer as Ciências Contábeis. É com gratidão e orgulho que parabenizo o presidente Joaquim que, quando o conheci, há 20 anos, era um jovem contador e lutava conosco pelo Exame de Suficiência, pois entendíamos que a sociedade precisava de profissionais qualificados. Lá, vislumbrei um líder que estava para acontecer. Por isso, sinto muito orgulho da concretização dessa previsão”, contou.

O atual presidente do CFC ressaltou o engajamento de Joaquim Bezerra com causas sociais, culturais e ambientais. Aécio Dantas também destacou o comprometimento do novo presidente da Apicicon com a Contabilidade durante toda a sua carreira, fazendo parte de entidades nacionais e internacionais da área contábil.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, deu ênfase à integração das entidades de classe da Contabilidade para o fortalecimento da profissão. A ex-presidente do CFC também elogiou os membros da academia piauiense. “Esta Apicicon é uma constelação porque, em cada um presente, nós temos líderes, profissionais que efetivamente estão devolvendo para a Contabilidade tanto amor, porque são lideranças e personalidades deste estado que se doam em prol de uma causa”, pontuou.

Por Lorena Molter
Comunicação CFC