Na tarde da última quarta (07) ocorreu a sessão plenária referente ao mês de outubro de 2012. Estavam presentes o presidente do CRC-PI, Elias Caddah, o conselheiro federal Joaquim Bezerra Filho, os conselheiros do CRC-PI e demais funcionários do órgão.

Na oportunidade, o conselho federal falou sobre os projetos que vem realizando, como o projeto DOAR, que já encontra-se no final da sua primeira etapa e vem sendo realizado junto ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), com intuito de fornecer serviços, como prestação de contas, destinados a entidades do terceiro setor. O conselheiro Joaquim Filho informou que o Piauí já possui cerca de 100 contabilistas que atuam na realização do projeto.

Joaquim Filho também falou que foi convidado pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, para coordenar a Comissão de Integração Estudantil, que se une ao projeto CRC Jovem com objetivo de instruir profissionais com até 5 anos de formação ou contabilistas de até 35 anos e os incentiva a praticar o empreendedorismo. “Nosso objetivo é formar novos líderes e criar uma cultura através de parcerias. O projeto irá promover estes jovens para que os mesmos tenham uma atuação forte a partir do 5º período do curso.”, afirmou o conselheiro. Com o projeto, os jovens e futuros contabilistas possuirão uma carteirinha nos CRC’s e poderão exercer funções em escritórios, bem como fazer parte de um banco de currículos.

Em seguida as atas referentes ao mês de outubro de 2012 foram apresentadas por cada um dos conselheiros presentes e  sujeitas à aprovação dos mesmos. Dentre os assuntos, foram reforçados os eventos realizados pelo CRC, através da câmara de desenvolvimento profissional, comandada pelo vice-presidente José Corsino Raposo, como a Convenção de Contabilidade e a realização do Concurso de Artigos que está presente na programação da Convenção. Também foram tratadas pautas como a arrecadação e os gastos do mês de outubro de 2012 até a data da reunião, a aprovação do balancete de agosto de 2012, aprovação e homologação do plano de Trabalho e proposta orçamentária do CRC-PI para o Exercício de 2013 e os projetos e metas já atingidos.

Na oportunidade também foi discutida a renovação do convênio com a UNIMED , a criação da Sala do Contabilista que será instaurada no prédio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ-PI), para atender a necessidade de todos os profissionais contabilistas, bem como de toda a sociedade no que diz respeito a assuntos da área contábil. Foi decidido que o nome da sala homenageará o contador Enevaldo Nunes Ibiapina, falecido em julho deste ano.

Na reunião também foi fixado o nome do contador Luciano dos Santos Nunes, que será agraciado durante a Convenção de Contabilidade Do Piauí com a medalha Pedro Tobias, a maior honraria da classe contábil Piauiense.