O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, lançou nesta segunda-feira (13), a Campanha de Essencialidade: Auditoria Independente.  O anúncio foi realizado durante a abertura da 11ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, em São Paulo (SP).

“Em continuidade à nossa campanha de essencialidade, iniciada em setembro deste ano, que possui o objetivo de ressaltar a importância do profissional da contabilidade para o país, lançamos hoje a etapa com foco na auditoria independente, uma atividade imprescindível para o fortalecimento da governança corporativa e das relações empresariais”, informou.

Breda explicou que a campanha será promovida nacionalmente, de forma digital, e contará com o apoio de divulgação de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). Na ocasião, o presidente do CFC também apresentou dados gerais da classe contábil e falou sobre as principais ações e parcerias do Conselho Federal de Contabilidade nos últimos quatro anos.

Ele ainda comentou sobre a importância do trabalho do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), a revisão pelos pares, e destacou a emissão, nos últimos anos, de 72 normas de contabilidade e 12 documentos de revisão,  entre elas,  o Comunicado Técnico Geral (CTG) 09, sobre o Relato Integrado; as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica Geral  (NBC TG) 1001 e 1002, que dispõem sobre as pequenas e médias empresas; além da NBC TG 900, que trata das entidades em liquidação.

Na ocasião, o presidente do CFC parabenizou o Ibracon pelos 50 anos da instituição e ressaltou a importância da atividade da auditoria independente para o desenvolvimento econômico sustentável. “O Ibracon tem fomentado o desenvolvimento econômico sustentável de empresas, de mercados e da economia nacional e global. O Conselho Federal de Contabilidade parabeniza o Instituto pelos 50 anos de profícua caminhada na história da contabilidade em nosso país e deseja novas conquistas e a continuidade da parceria sempre com foco no interesse público e na proteção da sociedade”.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, também esteve presente na abertura da 11ª Convenção do Ibracon. Além de parabenizar a instituição pelo trabalho nos últimos 50 anos, ele ainda comentou sobre o papel do regulador de mercado financeiro dentro de temas de Sustentabilidade, Governança e Social (ESG, sigla em inglês). Ele afirmou que o objetivo não é impor obrigações para as empresas e os emissores, mas criar um cenário de transparência que garanta a competitividade do mercado brasileiro. “Nosso papel como regulador é garantir que essas informações sejam disponibilizadas de maneira clara, ampla e uniforme para atender às demandas do mercado”, afirmou.

O presidente do Ibracon, Valdir Coscodai, aproveitou o momento para agradecer a parceria com o CFC e anunciou o lançamento da nova marca do instituto e os novos desafios para os próximos anos. “A partir de agora, somos o Instituto de Auditoria Independente do Brasil e essa mudança é resultado dos avanços e transformações que vivemos nos últimos 50 anos. Por isso, entendemos que é hora de seguirmos confiantes para escrevermos as próximas páginas dessa história com um novo nome, uma nova marca”, explicou Coscodai.

Visão global da Auditoria Independente

Na sequência, a palestra “Visão global da auditoria independente: desafios e oportunidades no atual ambiente de negócios” foi apresentada por Alan Johnson, presidente da Federação Internacional de Contadores (IFAC, sigla em inglês) e debatida pelos líderes do CFC, Ibracon e CVM.  Outro destaque do dia ficou com o painel sobre “Diversidade e inclusão nas empresas, a importância das ações afirmativas” com os palestrantes Ana Gabriela Maia, diretora de Auditoria de firma de auditoria; Danielle Torres, sócia de firma de auditoria; Leandro Camilo, líder do Comitê Inclusão e Diversidade do Ibracon; e Theo Van der Loo, CEO da NatuScience e ativista social com ênfase em inclusão e diversidade.

Para encerrar as comemorações dos 50 anos, a conferência contou com a apresentação do projeto social: Orquestra Filarmônica de Paraisópolis.

Para mais informações sobre a 11ª Conferencia Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente e para conhecer a nova marca do Ibracon, acesse www.ibracon.com.br

E, para conhecer a campanha de essencialidade: Auditores Independentes, acesse as redes sociais do CFC.

Fonte: CFC

Categorias: CFCNotícias