Sede do CRC-PI

Conheça o CRC-PI

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Piauí é uma autarquia de Regime Especial dotada de personalidade jurídica de direito público. Foi fundada em 27 de maio de 1946 e teve sua sede instalada, no Piauí, em 6 de junho do mesmo ano, na Rua Teodoro Pacheco, nº 988, na sala cedida pela Associação Comercial. Em 1971, o então presidente, Djalma da Costa e Silva, comprou as salas 201 e 202 do 2º andar do prédio, localizado na Rua Coelho Rodrigues, 1202, no Centro da Cidade de Teresina-PI, onde foi instalada a primeira sede própria do CRC-PI.

Ao mesmo tempo em que crescia em importância e funções exercidas, o Conselho ia ocupando outras salas desse edifício, até que passou a utilizar quase todas as salas (201, 202, 204, 205,206,207 e 208), ficando sem ocupar apenas a sala 203, que pertencia ao Sindicato dos Contabilistas no Estado Piauí.

No seu segundo mandato, o presidente Djalma da Costa e Silva comprou os primeiros computadores e ar-condicionados para a sede e criou a primeira Delegacia do CRC-PI, na cidade de Parnaíba-PI. O presidente Djalma, no seu terceiro mandato, criou as delegacias nas cidades de Floriano e Picos-PI.

Em 1998, foi concedida a aquisição do terreno da nova sede do CRC-PI, na gestão do presidente Raimundo Neto de Carvalho, por meio de doação da Prefeitura de Teresina, autorizada pelo então prefeito Firmino da Silveira Soares Filho.

A obra foi idealizada na gestão de 1998/1999 e projetada pelo arquiteto Júlio Medeiros. A construção teve início em 25 de maio de 2000 e concluída em 25 de junho de 2001, na gestão do contador Luiz Carlos de Freitas Véras, que conseguiu ajuda financeira, através de empréstimo ao CFC, na época, presidido por José Serafim Abrantes.

Em 25 de setembro de 2001, foi inaugurada a nova sede do Conselho, na Avenida Pedro Freitas, nº 1000, bairro Vermelha, Teresina-PI, com o nome Palácio da Contabilidade. A estrutura era composta por três andares, com espaços integrados, auditório com capacidade para 200 lugares, estacionamento próprio, sala de reuniões, plenário, copa, nove banheiros e um amplo espaço para eventos com vista panorâmica.

Em 2005, na gestão do contador José Raulino Castelo Branco Filho, a sede passou por reforma, sendo a obra concluída no dia 21 de dezembro de 2005.

O presidente Josafam Bonfim Moraes Rêgo, em 2016, iniciou a reforma da sede do CRC-PI, visando novas instalações, com alterações em estruturas e inclusão de mais um andar, além de melhorias nas áreas elétricas, hidrossanitárias, telefonia, lógica e estrutural, com o objetivo de tornar o ambiente mais funcional e acessível.

A obra foi inaugurada em 12 de dezembro de 2018, com várias homenagens, presença de autoridades e profissionais da Contabilidade do Piauí e de todo o país, entre eles, o então presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda.

As novas instalações passaram a contar com mais segurança, acessibilidade e conforto aos conselheiros, funcionários do Conselho, profissionais e acadêmicos, que fazem parte do programa de educação continuada do CRC-PI.