O curso aconteceu na sede do ConselhoO curso aconteceu na sede do Conselho

A manhã do último sábado, dia 22, foi de atualização para os profissionais e estudantes de Contabilidade. A Câmara de Desenvolvimento Profissional promoveu curso sobre Retenções de Tributos Federais – PIS, Confins, IR, Contribuição Social e INSS tema atual que vem sendo discutido amplamente pela categoria.

A abertura do curso foi feita pelo contador Elias Caddah, vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional que saudou a classe enfatizando a importância do contabilista  manter-se atualizado sobre as normas e leis que regem o segmento contábil como forma de garantir um bom desempenho profissional.

A contadora Patrícia Leite, ministrante do curso, apresentou diversos casos práticos de problemas que geralmente acontecem como a contratação de empresa terceirizada na qual a atuação de um único funcionário dentro da empresa contratante acaba por caracterizar vínculo empregatício.

“A alteração na lei 8.212 acabou com a responsabilidade solidária no que se refere às questões previdenciárias e isso precisa ser entendido de forma ampla pelos profissionais de Contabilidade”, destacou ela.

Além disso, foram abordados ainda diversos temas como cessão de mão de obra, empreitada, serviços contínuos e como as empresas podem garantir uma boa relação com as empresas terceirizadas no que se refere às questões trabalhistas.

O curso teve como objetivo propiciar conhecimento sobre a legislação às retenções, recolhimento e compensações dos tributos e contribuições incidentes na prestação de serviços entre pessoas jurídicas e seus reflexos nas obrigações acessórias, por meio de abordagem clara e prática.