CRC-PI e Contadores Públicos solicitam ao TCE readequação de prazos para envio da prestação de contas dos municípios

Nesta terça-feira (20), por meio de videoconferência, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Regina Pacheco, contadores públicos solicitaram à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Lilian Martins, a readequação dos prazos de envio das prestações de contas Sagres Folha e Sagres Contábil.

O pleito apresentado é uma demanda dos contadores públicos, principalmente os que prestam serviço para prefeituras que passaram por mudança de gestão. “Todo ano temos envio obrigatório das prestações de contas que passam por alterações, mas com prazo muito curto, mudanças nas exigências de preenchimento e, neste ano, com mudança de gestores, nós, contadores, temos que nos adequar para não perder os prazos”, explica Regina Pacheco.

De acordo com a vice-presidente de Controle Interno, Leydilene Batista, e a contadora pública e coordenadora da Comissão de Contabilidade Pública, Loane Amorim, a queixa decorre da dificuldade de acesso aos documentos e atrasos ou inconsistências nas prestações de contas da gestão anterior, relativa ao ano de 2020, o que impossibilita o envio da prestação de contas de 2021.

Após ouvir a demanda da categoria, a presidente Lilian Amorim orientou sobre a oficialização da solicitação de readequação junto ao TCE e, dessa forma, os casos serão avaliados, uma vez que nem todas as prefeituras tiveram mudança de gestão. “A princípio não vejo maiores problemas, desde que o pedido seja oficiado pelos responsáveis pela prestação de contas dos municípios com as devidas justificativas”, finaliza a Liliane Amorim.

Na oportunidade, Regina Pacheco também solicitou uma parceria com o TCE para a oferta de mais cursos na área pública e atendimento exclusivo à categoria, neste período de pandemia, por meio de e-mail institucional.