O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) divulga edital para inscrição de profissionais da Contabilidade com registro ativo e regular interessados em habilitar-se para o exercício da função honorífica de delegados. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) e as inscrições acontecem de 17 a 28 de maio.

O delegado é um ponto central de integração do Conselho com a sociedade onde atua, que é composta pela classe contábil empresarial, escolas, universidades, órgãos públicos municipal, estadual e Federal.

“O delegado é uma figura fundamental de representatividade e valorização da classe, pois mantém um relacionamento político-social com os profissionais contábeis que residem fora da capital e busca divulgar a entidade na região onde atua, aproximando o Conselho do profissional da comunidade”, destaca a presidente do Conselho, Regina Pacheco.

Os delegados eleitos terão mandato de quatro anos, conforme condições e requisitos especificados na Resolução CFC 1.557/2018 e também da Resolução CRCPI nº 540, de 27 de novembro de 2020.

Para a eleição, a comissão analisará o cumprimento dos requisitos e aplicará os critérios de avaliação definidos pela Resolução do CFC e regulamentação expedida pelo CRC, e encaminhará lista tríplice à homologação do Plenário.

São atribuições do delegado:

– Representar institucionalmente o CRC na respectiva base territorial, quando designado pela Presidência;

– Atender aos profissionais vinculados à sua jurisdição, orientando-os a encaminhar as suas solicitações de serviços ou outras demandas ao Regional;

– Efetuar contatos pessoais, periodicamente, com autoridades municipais, estaduais ou federais, dirigentes de entidades da classe, imprensa e instituições de ensino superior, da base territorial da sua área de atuação, quando designado pela Presidência;

– Zelar pelo prestígio e pelo bom nome do CRC, de seus registrados e da profissão;

– Manter colaboração e cordial relacionamento com autoridades locais;

– Promover e divulgar, de maneira ampla, os atos do CRC, especialmente os de caráter normativo;

– Encaminhar ao CRC as consultas que forem formuladas, verbalmente ou por escrito, envolvendo matéria que exceda as suas atribuições;

– Participar do processo de educação profissional continuada, representando o CRC em eventos, mesas redondas, palestras e demais atividades-afins;

– Executar outras funções de representação institucional que lhe forem atribuídas pelo CRC.

Clique aqui para acessar o edital