Auditoria Interna

A Vice-presidência de Controle Interno do CFC, órgão executivo, em conjunto com as demais Vice-presidências dos CRCs, têm por finalidade auxiliar no planejamento, supervisão, controle e avaliação da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Sistema CFC/CRCs quanto aos aspectos da integridade, adequação, legalidade, eficácia e demais princípios da Administração Pública. Desse modo, tem por objetivo promover a primazia da eficiência, eficácia e economicidade da gestão, avaliando se os recursos financeiros foram empregados de forma a atender o objetivo fim da entidade.

No CRC/PI, essa vice-presidência superintende o Setor de Controle Interno, coordenando os trabalhos da Câmara de Controle Interno e a distribui de processos para relato e julgamento desta. A Câmara de Controle Interno do CRC/PI é integrada por 3 (quatro) Conselheiros efetivos e igual número de suplentes, esta conta com o apoio e assessoria do Setor de Controle e Setor de Contabilidade do regional.

O CRC/PI, a exemplo dos demais CRCs, passa anualmente por procedimento de Auditoria Interna promovido pelo CFC e, que tem como finalidade examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles internos e análise dos atos de gestão quanto aos aspectos orçamentário, financeiro, patrimonial e operacional, emitindo relatórios e recomendações de medidas a serem tomadas e, quando necessário, apurando as irregularidades existentes.

Também avalia procedimentos, identifica fragilidades nos controles administrativos, possíveis danos que possam provocar e orientações para um melhor desempenho dos atos administrativos, técnicos e operacionais do Conselho.

Todos os trabalhos são norteados pelo Manual de Auditoria do Sistema CFC/CRCs (Resolução CFC n.º 1.101/2007) e realizados pela equipe sediada em Brasília e coordenada pelo CFC. As unidades auditadas são selecionadas com base na avaliação de risco realizada durante a elaboração do Plano de Auditoria Interna. Na programação de auditoria para a execução dos trabalhos, são identificados o tipo de auditoria, unidades, prazos, perío­dos e equipes que irão realizar as auditorias, podendo ser realizada por determinação regimental, por demandas específicas ou por denúncias.

Os programas de auditoria usualmente selecionados referem-se a análise da Estrutura Legal e Normas, Execução da Receita e Financeiro, Execução da Despesa, Licitações e Contratos, Bens patrimoniais, Plano de Trabalho e Orçamento – Avaliação dos Indicadores, Gestão de Pessoal e controles das atividades realizadas pelo Desenvolvimento Profissional, Registro e Fiscalização.

Manual de Auditoria do Sistema CRC/CRCs

RELATÓRIOS DE AUDITORIA:

Os relatórios de auditoria anuais do CRC/PI são disponibilizados em nosso site e Portal de Transparência e Prestação de Contas, assim como, os processos de prestação de contas e relatórios de gestão no formato de relato integrado.

– Relatório de Auditoria 2019