Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, no dia 29 de outubro, o 6º Circuito Técnico. O tema trabalhado no encontro foi “Ativos Financeiros: classificação e mensuração”. O encontro aconteceu no formato virtual e foi transmitido pelo canal do CFC no YouTube.

A abertura do evento foi realizada pela conselheira do CFC e coordenadora do Programa Circuito Técnico, Ticiane Lima dos Santos, que apresentou a finalidade desse ciclo de palestras. “Este circuito tem como objetivo socializar e debater as normas já existentes, trazer as normas que estão em audiência pública e contribuir com o nosso profissional da contabilidade”, afirmou.

A moderação do evento foi realizada pelo responsável pela Coordenadoria Técnica (Cotec/CFC), Felipe Bastos. O professor e contador Marcelo Cavalcanti Almeida ministrou a palestra e esclareceu as dúvidas do público.

Almeida falou detalhadamente sobre os títulos de renda fixa e de renda variável, ambos enquadrados no Comitê de Pronunciamentos Contábeis n.º 48 (CPC 48), e analisou o funcionamento e o gerenciamento de cada um. De acordo com o contador, “os títulos de renda fixa se enquadram dentro do escopo do CPC 48 porque eles são liquidados financeiramente e correspondem a passivos financeiros no emissor. Os títulos de renda variável dão ao detentor do título uma participação no ativo líquido do emissor, por isso também eles se classificam dentro do escopo do CPC 48”, explicou.

Para assistir à palestra completa, clique aqui.

Categorias: CFCNotícias